Informações

Conheça mais sobre o mosquito

🔸 Ultimas Noticias

Levantamento da Prefeitura aponta 120 focos de Aedes aegypti em Santa Maria
Conforme a médica veterinária e coordenadora técnica do Programa de Vigilância e Controle do Aedes, Heloisa Lorentz, foram inspecionadas um total de 3.188 imóveis, o que representa em torno de 2,5% dos imóveis da área urbana do Município. De acordo com o levantamento, o Bairro Nova Santa Marta é o que apresenta o maior número de focos, 15 no total. Em seguida, estão os bairros Camobi e Juscelino Kubitschek, com 14 e 13 focos, respectivamente.

Leia a notícia completa


Brasil tem 10 mortes confirmadas por dengue no último mês
A dengue fez o maior número de vítimas (50 mortes confirmadas), seguida por chikungunya (4 mortes confirmadas) e zika (1 morte confirmada). De acordo com o boletim, outras 165 mortes por dengue estão sendo investigadas e 36 por chikungunya..

Leia a notícia completa


Pesquisa desenvolve Aedes aegypti que só produz ovos estéreis
Uma nova variedade de mosquitos transgênicos deve começar a ser testada para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. A variedade foi desenvolvida pelo no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) e pode começar a ser produzido em fase de testes em setembro. Os insetos modificados geneticamente têm espermatozoides defeituosos que, após o acasalamento, resultam em ovos estéreis.

Leia a notícia completa


Sintomas da zika em bebês podem durar até idade adulta
Pesquisadoras da UFRJ criam novo modelo de pesquisa em camundongos para investigar consequências de longo prazo em bebês que nasceram com a infecção, mas que não apresentaram microcefalia; sequelas incluem déficit cognitivo, problemas de coordenação motora e crises epiléticas.

Leia a notícia completa

🔸 Sintomas do Zika Vírus

Os Sintomas do Zika vírus incluem conjuntivite e febre, além de outros e começam a ser sentidos aproximadamente 10 dias após ser picado pelo mosquito sendo um conjunto de sinais que vão determinar se você deve se preocupar ou não com o possível contágio.

🔸 Doenças

O Zika vírus não é contagioso e só pode ser transmitido pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti. Ou seja, se o mosquito picar uma pessoa contaminada com o zika vírus e em seguida picar uma pessoa sã, terá transmitido o vírus para essa pessoa.

Mais Informações

Infográfico

Entenda o ciclo da doença

🕹️ Jogo - #ZikaZero

Jogue para combater o mosquito e aprender sobre métodos de prevenção

Use as setas e o botão X para jogar