Profissionais do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE/UFSM) das áreas da Educação, Computação, Comunicação, Administração e Design tiveram doze (12) artigos aprovados no ESUD - Congresso de Ensino Superior a Distância.
 
O ESUD visa contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico da Educação a Distância (EAD) e com a consolidação da modalidade a distância no Brasil. Tradicionalmente, promove a apresentação de trabalhos sobre os estudos e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área. Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital  é o tema central do Congresso, que em 2018 será realizado em Natal-RN, de 20 a 23 de novembro.
 

O evento é promovido pela UniRede – um consórcio constituído por instituições públicas de ensino superior (Universidades Federais, Estaduais e Institutos Federais) e tem como principais objetivos:

  • promover e incentivar a pesquisa acadêmica na área de Educação a Distância (EaD) no Brasil;
  • proporcionar a troca de experiências entre instituições e pesquisadores sobre a modalidade a distância;
  • divulgar trabalhos acadêmicos nas áreas temáticas do evento; e
  • contribuir para a consolidação da Política Nacional de Educação no Brasil com ênfase na modalidade a distância.

Tradicionalmente, durante a realização do evento, a UniRede elabora um documento tendo em vista a consolidação do estado da arte da educação superior a distância no Brasil e publica uma carta intitulada com o nome da cidade sede do evento. 

 
 
Em 2018, o evento sediará a XV edição do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e a IV edição do Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância, contando com atrações como a palestra do conferencista Neil Fassina, reitor da Universidade de Athabasca (UA), do Canadá
 
Confira abaixo os artigos aprovados pelos profissionais do NTE/UFSM:
 
"A contribuição da educação à distância para incorporação de tecnologias educacionais no ensino: o caso da Universidade Federal de Santa Maria/RS"
 Autores: Victor  Matheus Portela Ribeiro, Paulo Colusso, Joel Rabaiolli, Reisoli Bender Filho, João Castro.
 
- "Potencialidade do Moodle na mediação do sistema de gerenciamento de bolsistas da Universidade Aberta do Brasil na UFSM"
Autores: Liziany Müller, Paulo Colusso, Juliane Paprosqui Marchi da Silva, João Castro.
 
-  "Potencialidade do Google Maps nas aulas de geografia em uma escola do campo de Santa Maria, RS" 
Autores: Valquiria Conti, Paulo Colusso, Juliane Paprosqui Marchi da Silva, Janete Webler Cancelier, Liziany Medeiros.
 
- "Videoaulas na educação: NTEtube como ferramenta de aprendizagem"  
Autores: Nicoli Vieira Rodrigues, Paulo Colusso, Fernanda Scherer, Anaqueli Rubin, Ronaldo Palma.
 
"E-book na Educação a Distância: a construção de livros didáticos digitais em uma Equipe Multidisciplinar" 
Autores: Camila Marchesan Cargnelutti, Paulo Colusso, Carmen Eloísa Brenner,  Juliana Segalla, Keila Urrutia.
 
- "Autoavaliação e Construção do Conhecimento: Análise dos Relatórios do NTE-UFSM 2014/2016"
Autores: Mauricio Sena, Paulo Colusso, Camila Marchesan Cargnelutti, Ana Kátia Karkow. 
 
- "A utilização do ambiente Moodle como estratégia de gestão administrativa dentro do ensino superior a distância no sistema UAB na UFSM"
Autores: Reisoli Bender Filho, Paulo Colusso, Joel Rabaiolli, João Castro.
 
- "O perfil dos alunos ingressantes no curso de licenciatura em educação do campo habilitação em ciências humanas na UFSM/UAB"
Autores: Juliane Paprosqui Marchi da Silva, Liziany Müller, Paulo Colusso, Janete Webler Cancelier, Carmen Flores.
 
-  "Obstáculos e estratégias em composições de Equipes Multidisciplinares para produção de materiais didáticos"
Autores: Paulo Colusso, José Valdeni de Lima, Alberto Canto, Camila Marchesan Cargnelutti.
 
- "Sistema Universidade Aberta do Brasil: uma avaliação da educação a distância da Universidade Federal de Santa Maria baseada em indicadores de eficiência"
Autores:  Lauren Kleinert Londero Saldanha, Reisoli Bender Filho.
 
"Plugin do Moodle para Controle de Atividades Pendentes"
Autores: Mara Rubia Cureau, Paulo Roberto Schlosser, Alexandre Schlöttgen, Luiz Guilherme Dall Acqua, Eduardo Pauli.
 
- "Uso do Moodle como Apoio Avaliativo nas Atividades de Cursos Presenciais"
Autores: Mara Rubia Cureau, Paulo Roberto Schlosser, Alexandre Schlöttgen, Luiz Guilherme Dall Acqua, Eduardo Pauli.
 
Mais informações sobre o evento podem ser acessadas em: www.esud2018.ufrn.br