Dúvidas Gerais

 O que é UAB?

 A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

 

 Como ter um polo da UAB em seu município?

 A adesão dos governos locais - Estados e Municípios - e das instituições públicas de ensino superior ao Sistema UAB dá-se no âmbito dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente, criados pelo Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. A definição oficial dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente encontra-se disponível no caput do art. 1º da Portaria MEC nº 883, de 16 de setembro de 2009, citado a seguir:

"Art. 1º Os Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente são órgãos colegiados criados para dar cumprimento aos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica [...] com a finalidade de organizar, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da educação básica".

A direção dos Fóruns Estaduais compete às secretarias estaduais de educação ou de ciência e tecnologia, a depender do estado da federação. Além dessas secretarias, podem compor os Fóruns Estaduais representantes locais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, das secretarias municipais de educação, das universidades federais e estaduais, entre outros atores.

Os Fóruns Estaduais realizam reuniões periódicas, cujos resultados, lavrados em ata, balizam o atendimento de pedidos de novos polos feitos à Diretoria de Educação a Distância da CAPES.

 Posso fazer dois cursos a distância em instituições diferentes?

 A Lei 12.089/09 proíbe uma mesma pessoa ocupar simultaneamente mais de uma vaga como estudante em cursos de graduação de instituições públicas de ensino superior. Sobre o acúmulo de vagas em cursos de níveis diferentes, as instituições devem ser consultadas, tendo em vista o regimento interno de cada uma delas..

 Posso acumular bolsa Capes com a bolsa de tutor UAB?

Conforme prevê a Portaria Conjunta Nº2 (CAPES e CNPq), de 22 de julho de 2014 - Sobre bolsas dos tutores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para os bolsistas matriculados em programas de pós-graduação no país, a autorização para atuar como tutor deverá ser formulada pela coordenação do curso, ou programa de pós-graduação, em que o bolsista estiver matriculado, com a devida anuência de seu orientador. Para os demais bolsistas, a autorização para atuar como tutor deverá ser emitida pelo coordenador do projeto ao qual a bolsa estiver vinculada. A atuação como tutor da UAB não exime o bolsista de cumprir com as obrigações previstas para cada modalidade de bolsa, inclusive quanto ao prazo de vigência, ficando mantida a obrigatoriedade de cumprir os termos do compromisso assumido com a agência de fomento concedente da bolsa. Acesse a portaria: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/PORTARIA-CONJUNTA-2-22jul14.pdf

 Como saber quais os cursos de graduação ou especialização que estão com as inscrições abertas?

 O processo seletivo para os cursos de graduação e pós-graduação é realizado por Edital Público. Fique atento aos sites da universidade (ww.ufsm.br), da Coperves (ww.ufsm.br/coperves) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP)(www.ufsm.br/prpgp).

 O curso de capacitação garante uma vaga como professor-pesquisador ou tutor da UAB/UFSM?

 Não. Os cursistas com aproveitamento conforme os Critérios de Avaliação e Certificação receberão certificados, mas deverão participar dos processos seletivos dos cursos divulgados por editais.

Ao final dos cursos de capacitação são emitidos certificados?

 Sim. Todos os cursistas com aproveitamento conforme os Critérios de Avaliação e Certificação disponíveis em cada curso recebem certificado correspondente à carga horária do respectivo curso.

Quem pode participar dos cursos de capacitação da UAB/UFSM?

Os cursos de capacitação do PACC são destinados prioritariamente para coordenadores – de curso, de tutoria e de polos –, integrantes da equipe multidisciplinar, professores-pesquisadores e tutores que atuam nos cursos e programas da UAB/UFSM.

Professores-pesquisadores que atuam no âmbito da UAB/UFSM são indicados pelas respectivas coordenações de curso para participar das capacitações do PACC.

Professores da UFSM que utilizam o Moodle como apoio às aulas nos cursos presenciais, podem se inscrever de acordo com os períodos e critérios previstos nos editais, no link Editais e Resultados.

Tutores e interessados em realizar seleção para atuar como tutores presenciais ou a distância dos cursos na modalidade a distância ofertados pela UAB/UFSM devem se inscrever de acordo com os períodos previstos em editais disponíveis em Editais e Resultados. Os tutores já selecionados que, eventualmente, ainda não possuam curso de capacitação são indicados pelos respectivos coordenadores de tutoria à realizar o curso.

Nos cursos de capacitação são realizadas avaliações?

Sim. Os cursos de capacitação são implementados de acordo com a legislação da EaD que prevê avaliações presenciais obrigatórias e é imprescindível para a certificação no curso, conforme previsto no Decreto 5.622/2005.

Há a emissão de comprovante de participação no Encontro Presencial do curso de capacitação para fins de comprovação na minha instituição?

Sim. Solicite com antecedência para o tutor encaminhar a emissão de um atestado de participação..

O que é necessário para ser tutor de um curso a distância da UFSM?

Precisa possuir formação no nível superior e experiência mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior. Ou se não tiver essa experiência, possuir formação pós-graduada ou vinculação a programa de pós-graduação e/ou grupos de pesquisa.

Para ser tutor presencial ou a distância você também precisa participar dos processos seletivos realizados pelos cursos conforme os critérios de inscrição e seleção estabelecidos em editais disponibilizados no site do NTE.

O que faz um tutor?

 

  • Mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os estudantes;
  • Acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso;
  • Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;
  • Manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA e responder às solicitações dos alunos no prazo máximo de 24 horas;
  • Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes;
  • Colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes;
  • Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela instituição de ensino;
  • Elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria;
  • Participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável;
  • Apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos polos, em especial na aplicação de avaliações.

Setor de Bolsas/NTE

Onde posso retirar um comprovante de bolsas Capes para declaração do imposto de renda?

 Acessando o link: http://informerendimentos.capes.gov.br/informerendimentos/informerendimentoForm.jsp

A instituição financeira (Banco) solicitou o número do "convênio". Qual seria esse número?

 O número é "237"

Recebi uma bolsa de forma indevida, como faço para devolvê-la?

 A devolução de bolsas deve ser realizada em agências do Banco do Brasil através da Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser preenchida no link:

https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

Os campos e dados a serem preenchidos são os seguintes:

Unidade Gestora (UG): 154003

Gestão: Selecionar 15279 (CAPES)

Competência: Indicar a que mês se refere a bolsa a ser devolvida.

Código de recolhimento: 68888-6 (para bolsas recebidas no ano corrente) ou 28851-9 (para bolsas recebidas em anos anteriores)

Nome do contribuinte / Recolhedor: CPF do recolhedor Valor Principal: valor a ser devolvido Valor Total: repetir valor a ser devolvido.

Enviar à Capes o comprovante e a GRU digitalizada para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Qual o prazo para que minha bolsa fique disponível no banco?

 Atualmente o prazo é de aproximadamente:

15 dias úteis após a autorização do Gestor Local;

45 dias úteis após a autorização do Gestor Local (bolsistas cadastrados pela primeira vez no SGB/Capes).

Quais os valores de bolsas disponibilizados pela Capes para os cursos UAB?

Coordenador de Curso: R$1.400,00

Coordenador de Tutoria: R$ 1.300,00

Professor Pesquisador 1 : R$ 1.300,00

Professor Pesquisador 2: R$ 1.100,00

Tutor Presencial: R$ 765,00

Tutor a Distância: R$ 765,00

Como posso manter contato com a DED/Capes?

 Pelo telefone: 0800-616161 (Fale Conosco)

Pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Administrativo NTE/UFSM

Como obtenho o comprovante de rendimentos para justificar as diárias recebidas pelo NTE?

 O comprovante de rendimentos para as diárias recebidas via FATEC encontra-se no endereço http://portal.fateciens.org.br/portal/Inicial.aspx?pagina=cliente/ComprovanteRendimentosParametro.aspx ou no site da FATEC (http://www.fatecsm.org.br/) no link "informes de rendimento".

Para as diárias recebidas via SCDP está no site do SIGEPE (https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br/web/portal-publico-sigepe/portal-do-servidor), em "dados financeiros", "comprovantes de rendimentos".

Equipe Multidisciplinar

Quando abrem vagas nos cursos?

 O processo seletivo depende de Editais Públicos, mas fique atento ao nosso site e também à nossa fanpage. Assim que for aberto um novo edital, divulgaremos.

Como solicito um material didático?

O professor, primeiramente, deverá agendar uma reunião com a equipe multidisciplinar, através do e­mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a fim de obter as orientações para o processo de desenvolvimento dos materiais.

Mais informações: Criação de materiais didático , Criação de Vídeoaulas

 

Suporte Moodle - Ambiente UAB e EAD

Qual o procedimento para trocar senha de coordenador no ambiente UAB e EAD?

 O usuário (login) dos coordenadores dos cursos e coordenadores de tutoria dos cursos EAD da UFSM é geralmente um e-mail. 

Exemplo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

A primeira senha será exatamente igual ao login, isto é, igual ao e-mail do coordenador

Exemplo: login: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

1ª Senha: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Atenção: a maioria dos coordenadores de curso possuem dois usuários:

1) Um usuário (login) para acessar o perfil de coordenação.

2) Outro usuário (login) para acessar as disciplinas na qual é professor. Geralmente o login é um Nº SIAPE.

 

No caso de problemas de acesso, a geração de uma nova senha pode ser solicitada para a equipe do Suporte Moodle via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Qual o procedimento para trocar senha de professor no ambiente UAB e EAD?

 O usuário (login) dos professores dos cursos de graduação ou pós-graduação da UFSM pode ser de 2 tipos:

1) Nº SIAPE:  este é o login mais utilizado, sendo o mesmo usuário (login) utilizado para acessar o Portal do Professor - UFSM  (exemplo:  1460308);

2) E-mail: este login somente é utilizado para os professores que não possuem nº SIAPE, isto é, não possuem cadastro no RH da UFSM. São chamados de professores externos. (exemplo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

O procedimento para troca de senha depende do tipo de login:

1) Login Nº SIAPE:  A geração de nova senha somente pode ser feita via o Portal do Professor, clicando-se no link "Esqueci a senha". 

A senha do Portal do Professor será sempre igual a senha do ambiente Moodle.

Caso tenha dificuldade para acessar ou trocar a senha no Portal do Professor, favor ligar para o atendimento de usuários do SIE - CPD: (55) 3220-8314 .

 

2) Login E-mail: A primeira senha será exatamente igual ao login, isto é, ao e-mail do professor.

No caso de problemas de acesso, a geração de nova senha deve ser solicitada para a equipe do Suporte Moodle via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Qual o procedimento para trocar senha de estudante no ambiente UAB e EAD?

O usuário (login) dos estudantes dos cursos de graduação ou pós-graduação da UFSM é o seu Nº de Matrícula. Geralmente o número de matrícula começa com o ano de ingresso no curso.

Exemplo de usuário (login) de aluno: 201320139 

A primeira senha do estudante (calouro) será igual a sua data de nascimento, no seguinte formato: DDMMAAAA , sem barras, sempre 8 dígitos.  Exemplo de primeira senha: 05031994 

A senha do estudante no Moodle será sempre igual a senha do estudante no Portal do Aluno.

Se o estudante alterar a senha no Portal do Aluno, a mesma também será alterada no ambiente Moodle.

Caso o estudante não lembre de sua senha, ele pode gerar uma nova senha acessando o Portal do Aluno da UFSM e clicando no link "Esqueci minha senha" conforme figura 1:

 

Figura 1 - Portal do Aluno - UFSM

 

Caso necessite de informações mais detalhadas, clique aqui para fazer o download do manual de troca de senha.

Se mesmo após ter lido e seguido os passos do manual, você continua com algum problema ou dúvida veja a seguinte lista de contatos da UFSM

 

 

Qual o procedimento para trocar senha de professores externos e tutores no ambiente UAB e EAD?

O usuário (login) dos tutores e professores externos dos cursos da UFSM é geralmente o seu e-mail. 

Exemplo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

A primeira senha será exatamente igual ao login, isto é, igual ao e-mail do tutor ou professor externo.

Exemplo:          login: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

                  1ª Senha: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Você pode gerar uma nova senha clicando aqui e seguindo as informações indicadas.

Caso tiver qualquer dificuldade ao executar o procedimento acima, entre em contato com a equipe do Suporte Moodle via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  

 

Suporte Moodle - Ambiente Presencial

Como trocar a senha do Docente Orientado no ambiente Presencial?

Docente Orientado é um estudante da UFSM que leciona algumas aulas em alguma disciplina de seu professor orientador. As suas aulas são avaliadas pelo professor orientador, que pode também incluí-lo em suas disciplinas do Moodle Presencial.

O usuário (login) dos docentes orientados é o seu Número de Matrícula. Geralmente o número de matrícula começa com o ano de ingresso no curso.

Exemplo de usuário (login) de docente orientado: 201220139 

A senha do docente orientado no Moodle será  igual a sua senha do estudante no Portal do Aluno.

Se o docente orientado alterar a senha no Portal do Aluno, a mesma também será alterada no ambiente Moodle.

Caso não lembre de sua senha, pode-se gerar uma nova senha acessando o Portal do Aluno da UFSM e clicando no link "Esqueci minha senha" conforme figura 1:

 

Figura 1 - Portal do Aluno - UFSM

 

Caso necessite de informações mais detalhadas, clique aqui para fazer o download do manual de troca de senha.

Se mesmo após ter lido e seguido os passos do manual, você continua com algum problema ou dúvida veja a seguinte lista de contatos da UFSM

 

Como faço para trocar senha sendo Estudante de um curso de extensão?

O usuário (login) dos estudantes dos cursos de extensão da UFSM são gerados automaticamente pelo sistema SIE - UFSM e iniciam com a sequência de letras e números, Exemplo: AEXT123456 (sem espaço entre letras e números). 

O login e a senha são enviados automaticamente por e-mail no momento que o coordenador do projeto realiza a exportação do curso para o Ambiente Moodle.

Para efetuar o acesso selecione a opção "Presencial" conforme ilustrado na figura abaixo, colocando seus dados e clicando em 'Acesso':

imagem do bloco de acesso para aluno de extensão

Caso não tenha recebido o e-mail, entre em contato com o coordenador ou o professor do curso de extensão e pergunte a ele se você foi cadastrado no curso de extensão no sistema de projetos (SIE - UFSM) e se o curso foi reexportado para o Moodle.

O professor do curso de extensão pode também consultar no Moodle, no bloco participantes, se seu cadastro já existe no Moodle.

Caso seu cadastro já exista no Moodle, você pode gerar uma nova senha clicando aqui , sendo então enviado um e-mail para você com mais informações sobre a troca de senha.

Caso isto não funcionar entre em contato com a equipe do Suporte Moodle via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Como trocar a senha do Estudante no ambiente Presencial?

O usuário (login) dos estudantes dos cursos de graduação ou pós-graduação da UFSM é o seu Número de Matrícula. Geralmente o número de matrícula começa com o ano de ingresso no curso.

Exemplo de usuário (login) de aluno: 201320139 

A primeira senha do estudante (calouro) será igual a sua data de nascimento, no seguinte formato: DDMMAAAA , sem barras, sempre 8 dígitos.  Exemplo de primeira senha: 05031994 

A senha do estudante no Moodle será sempre igual a senha do estudante no Portal do Aluno.

Se o estudante alterar a senha no Portal do Aluno, a mesma também será alterada no ambiente Moodle.

Caso o estudante não lembre de sua senha, ele pode gerar uma nova senha acessando o Portal do Aluno da UFSM e clicando no link "Esqueci minha senha" conforme figura 1:

 

Figura 1 - Portal do Aluno - UFSM

 

Caso necessite de informações mais detalhadas, clique aqui para fazer o download do manual de troca de senha.

Se mesmo após ter lido e seguido os passos do manual, você continua com algum problema ou dúvida veja a seguinte lista de contatos da UFSM 

Como trocar a senha do Estudante da PROGEP?

O usuário (login) dos estudantes dos cursos EaD da PROGEP / UFSM são gerados automaticamente pelo sistema SIE - UFSM e iniciam com a sequência de letras e números, Exemplo: AEXT123456 (sem espaço entre letras e números). 

O login e a senha são enviados automaticamente por e-mail no momento que o coordenador do projeto realiza a exportação do curso para o Ambiente Moodle.

Para efetuar o acesso selecione a opção "Presencial" conforme ilustrado na figura abaixo, colocando seus dados e clicando em 'Acesso':

imagem do bloco de acesso para aluno de extensão

Caso não tenha recebido o e-mail, entre em contato com o coordenador ou o professor do curso da PROGEP e pergunte a ele se você foi cadastrado no sistema de projetos (SIE - UFSM).

O professor do curso pode também consultar no Moodle, no bloco participantes, se seu cadastro já existe no Moodle.

Caso seu cadastro já exista no Moodle, você pode gerar uma nova senha clicando aqui , sendo então enviado um e-mail para você com mais informações sobre a troca de senha.

Caso isto não funcionar entre em contato com a equipe do Suporte Moodle via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Como trocar a senha do Professor de curso presencial?

O usuário (login) dos professores dos cursos presenciais de graduação ou pós-graduação da UFSM geralmente é o Nº SIAPE, isto é, o mesmo usuário (login) utilizado para acessar o Portal do Professor - UFSM  (exemplo:  1460308);

A geração de nova senha somente pode ser feita via o Portal do Professor, clicando-se no link "Esqueci a senha". 

A senha do Portal do Professor será sempre igual a senha do ambiente Moodle.

 

Soluções para problemas de acesso:

1) Caso tenha dificuldade para acessar ou trocar a senha no Portal do Professor, talvez o portal esteja fora do ar:

     => ligue para o atendimento de usuários do SIE - CPD: (55) 3220-8314.

 

2) Caso consiga acessar o portal do professor, mas não o ambiente Moodle Presencial:

     => realize a reexportação da sua disciplina no Portal do Professor.

            Clique aqui para maiores informações sobre exportação de disciplinas do Portal do Professor para o Moodle Presencial

 

 

3) Se ainda assim não conseguir acessar o ambiente moodle presencial:

 

     => Envie mensagem para a equipe do Suporte Moodle via e-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Como trocar a senha do Tutor de Curso de Extensão presencial?

Os tutores dos cursos de extensão, são geralmente estudantes da UFSM e seu usuário (login) é o seu Número de Matrícula.

Geralmente o número de matrícula começa com o ano de ingresso no curso.

Exemplo de usuário (login) de aluno: 201320139 

A primeira senha do estudante (calouro) será igual a sua data de nascimento, no seguinte formato: DDMMAAAA.  Exemplo de primeira senha: 05/03/1994.

A senha do estudante no Moodle será sempre igual a senha do estudante no Portal do Aluno.

Se o estudante alterar a senha no Portal do Aluno, a mesma também será alterada no ambiente Moodle.

Caso o estudante não lembre de sua senha, ele pode gerar uma nova senha acessando o Portal do Aluno da UFSM e clicando no link "Esqueci minha senha" conforme figura 1:

 

 

 

 

Figura 1 - Portal do Aluno - UFSM

 

Caso necessite de informações mais detalhadas, clique aqui para fazer o download do manual de troca de senha.

Caso consiga se logar no Portal do Aluno, mas não no ambiente Moodle, entre em contato com o professor ou o coordenador do curso de extensão e solicite a ele que seja realizada a exportação do curso de extensão para o Moodle.

Somente entre em contato com o Suporte Moodle (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) depois de verificar com o professor do curso de extensão se o curso já foi exportado para o Moodle.

Suporte Moodle - Ambiente Capacitação

Qual o procedimento para troca de senha do estudante?

O usuário (login) dos estudantes dos cursos de capacitação da UFSM é determinado pelo próprio estudante no momento do seu cadastro. 

Você pode gerar uma nova senha clicando aqui e seguindo as informações indicadas.

Caso encontre dificuldade ao executar o procedimento acima, entre em contato com a equipe do Suporte Moodle via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Qual o procedimento para troca de senha do professor?

O usuário (login) dos professores dos cursos de capacitação da UFSM é geralmente o seu e-mail. 

Exemplo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

A primeira senha será exatamente igual ao login, isto é, igual ao e-mail do professor.

Exemplo:          login: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

                  1ª Senha: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Você pode gerar uma nova senha clicando aqui e seguindo as informações indicadas.

Caso tiver qualquer dificuldade ao executar o procedimento acima, entre em contato com a equipe do Suporte Moodle via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Qual o procedimento para troca de senha do tutor?

O usuário (login) dos tutores dos cursos de capacitação da UFSM é geralmente o seu e-mail. 

Exemplo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

A primeira senha será exatamente igual ao login, isto é, igual ao e-mail do tutor.

Exemplo:          login: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

                  1ª Senha: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Você pode gerar uma nova senha clicando aqui e seguindo as informações indicadas.

Caso tiver qualquer dificuldade ao executar o procedimento acima, entre em contato com a equipe do Suporte Moodle via endereço de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.