O vídeo é uma das ferramentas mais importantes para ajudar na educação. Por isso, o Núcleo de Tecnologia Educacional tem uma equipe disponível para auxiliar na produção de videoaulas, revisões de conteúdos e outros materiais audiovisuais. Para adaptar a aula ao vídeo, o professor recebe um acompanhamento para organizar o material. Primeiro, é preciso montar um roteiro com informações básicas, para que a equipe de gravação possa acompanhar as etapas da aula e trabalhar acessibilidade (audiodescrição, legenda e libras). Depois, é feita a gravação e edição do material.

Quem tiver interesse, pode preencher este formulário e aguardar o contato da equipe de gravação. Conheça algumas das ferramentas disponíveis para os vídeos:

Teleprompter: é um equipamento acoplado à câmera que permite ler textos durante a gravação;

Mesa digitalizadora: serve para desenhar e escrever enquanto fala. Se tiver slides, é possível desenhar sobre eles. O que é feito na mesa digitalizadora aparece diretamente na tela do vídeo; 

Inserções gráficas: são imagens ou palavras que aparecem no vídeo para enfatizar o assunto;

Animações: úteis para explicações que envolvam movimentos que necessitem de um suporte visual mais elaborado. Uma equipe de designers desenvolve as animações sob orientação do professor.

Notícias